Nas oficinas Rodi Motor, somos especialistas em manutenção e afinação de motas. Oferecemos aos nossos clientes uma vasta seleção de pneus de mota com as melhores marcas do mercado: Michelin, Continental, Pirelli, Metzeler, Bridgestone, Dunlop...
Existem diferentes tipos de pneus para mota?
No setor dos pneus para mota, existem diferentes tipos de pneus. Estes dividem-se em pneus de estrada, desportivos, mistos ou trail e Off-Road.
Abaixo, explicamos mais detalhadamente as características de cada tipo de pneu para mota:
- Pneus de Estrada: : É o tipo de pneu mais usado. É um tipo de pneu fabricado com borrachas duras que se adapta bem à circulação a baixas temperaturas e com pequenas ranhuras na sua superfície para evacuar a água da chuva presente no asfalto. É montado na maioria das motas que vemos todos os dias: 125cc, scooter, maxi-scooter, custom e naked.
- Pneu Desportivo: É o tipo de pneu mais usado. É um tipo de pneu fabricado com borrachas duras que se adapta bem à circulação a baixas temperaturas e com pequenas ranhuras na sua superfície para evacuar a água da chuva presente no asfalto. É montado na maioria das motas que vemos todos os dias: 125cc, scooter, maxi-scooter, custom e naked.
- Pneu Misto ou Trail: São utilizados com motas de estilo Trail que são concebidas para serem utilizadas fora do asfalto em caminhos de terra pouco exigentes. Esta categoria tem muitos modelos com maior ou menor adequação a terrenos Off-Road. Destacam-se por ter tacos de borracha marcados que facilitam a aderência à pista. São fabricados com borrachas duras, muito versáteis no uso e adaptam-se bem a qualquer tipo de temperatura.
- Pneus Off-Road: Destacam-se por ter tacos grandes e profundos que se agarram excecionalmente em terrenos moles. São ideais para utilização em pistas, caminhos e trilhas. Estes pneus não são adequados para utilização em estradas asfaltadas e, na maioria dos casos, não são homologados.
Quando é que os pneus da moto devem ser substituídos por pneus novos?
Tal como nos automóveis, os pneus para mota têm avisos de desgaste facilmente percetíveis que indicam quando o pneu atingiu o seu limite de uso. Se for necessária uma medição mais precisa, pode ser utilizada uma fita métrica para verificar a profundidade das ranhuras dos pneus, que devem estar sempre acima da profundidade estabelecida pela no Código da Estrada.