A escolha de bons pneus é crucial para os profissionais do transporte rodoviário. Bons pneus para carrinha podem poupar muito dinheiro a uma empresa no final do ano e ter um impacto direto na qualidade de condução e segurança do transportador ao volante.
Qual é o diferencial oferecido pelos pneus para carrinha?
Os pneus para carrinha diferem dos pneus para automóveis de passageiros em dois aspetos: são reforçados para serem mais resistentes e têm um índice de carga superior.
O que significa os pneus para carrinha serem reforçados?
Ao contrário dos pneus para automóvel, os pneus para carrinha tendem a ser utilizados mais intensamente no tráfego urbano. Por terem de suportar cargas de peso maiores, se mantivessem a estrutura de um pneu normal de automóvel, estes pneus sofreriam mais furos e rebentamentos. Para evitar isto, os pneus para carrinha estão equipados com proteções laterais e uma estrutura reforçada das lonas.
Por este motivo, as marcas de pneus fabricam modelos exclusivos para utilização em carrinhas. Mais pesados, devido ao reforço estrutural, mas mais resistentes à rodagem, a riscos e altas pressões. Alguns exemplos de modelos conhecidos para carrinhas são a Michelin Agilis CrossClimate, Pirelli Carrier ou Goodyear EfficientGrip. O índice de carga de um pneu para carrinha está entre o indicador 100 e 115, enquanto para um automóvel situa-se entre 80 e 100. Pelo contrário, o código de velocidade em carrinhas é inferior, estando os seus pneus preparados para atingir velocidades máximas de entre 175 km/h e 185 km/h.